28/03/10

o Compostor após quatro meses

* ao fim de quatro meses, os resultados parecem satisfatórios: notam-se os detritos orgânicos e alguma terra mais escura * um compostor: ripas de madeira, rede no fundo e lona preta para a cobertura, suportada por duas paletes de madeira * trabalho de remexer * ingredientes usados no compostor: ramagens cortadas em pedaços pequenos, restos de relvas cortadas, podas de árvores para os "castanhos"; cascas de ovos, bananas, maçãs, laranjas, cebolas, alhos, batatas, restos de alfaces e outros vegetais para os "verdes" *

2 comentários:

  1. Não estava à espera que se pudesse colocar comida cozinhada ou massas ou arroz por exemplo, num compostor, em pélos de animais. Se bem que, depois, pensando um pouco, algumas coisas talvez façam sentido.

    No site da agenda21sjm.org sobre Compostagem de resíduos orgânicos diz-se em:
    4. Podem ser depositados num compostor: comida cozinhada e restos vegetais da preparação das refeições, cascas de fruta, cascas de ovos, legumes e vegetais, pão, restos de chá e de café, filtros de café e saquetas de chá, arroz, massa, cereais; ramos de árvores, erva, relva, palha, folhas secas, flores, caules, casca de árvores, agulhas de pinheiros, aparas de madeira e serradura; madeira não tratada, cinzas de madeira, papel e cartão, guardanapos de papel, cabelos e pêlos de animais, etc.

    ResponderEliminar
  2. Cinzas de carvão é algo apontado como indesejado para um compostor, no entanto já tinha ouvido falar que cinzas não havia mal em juntar ao composto. ?

    e continua em:
    5. Deve evitar-se a deposição, de gorduras, carne, peixe, ovos e lacticínios, por causa dos maus cheiros e possível atracção de pragas.

    6. NÃO se deve depositar num compostor: excrementos de animais de companhia, plantas doentes, produtos químicos, medicamentos, vidro, plástico, metal, ramos inteiros ou tábuas inteiras, resíduos de jardim tratados com pesticidas e herbicidas, ossos e espinhas, cinzas de carvão e pilhas.

    ResponderEliminar